Nos dias 02 e 04 de outubro foi realizado pelo Setor de Línguas Estrangeiras do Colégio Técnico da UFMG um evento voltado para apresentação e conversa com alunos americanos que estão no Brasil via bolsa Fullbright (English Teaching Assintants).

A professora de Inglês do Coltec, Janaína Henriques, explicou que a ideia do evento surgiu a partir da sugestão de um de seus alunos para que houvesse alguma atividade que envolvesse algum nativo da língua inglesa.

Professora Janaína Henriques acompanhou o evento com os alunos e ressaltou a importância desse tipo de atividade para aproximar o ensino da língua estrangeira | Foto: Janaína Almeida/Assessoria de Comunicação do Coltec

“Dessa forma, trouxemos alunos internacionais que estão na Universidade via bolsa Fullbright, assessorando professores da Faculdade de Letras, sendo monitores de algumas disciplinas e participando em diversos eventos. Como eu já conhecia o trabalho deles, fiz o convite para que eles viessem ao Coltec apresentar aos alunos algumas das experiências deles nos seus países de origem.”

A atividade foi exclusivamente em língua inglesa, buscando incentivar o contato real dos estudantes com o que eles lidam em sala de aula. Além disso, buscou-se também aproximar a temática do evento à realidade dos alunos do Coltec:

“Os English Teaching Assistants fizeram uma apresentação que tivesse mais a ver com a idade e com o curso dos meninos. Eles falaram do high school, que é o ensino médio nos Estados Unidos e também um pouco de cultura americana no geral. O intuito é que os alunos tivessem um contato direto com um falante nativo de outra língua, para que pudessem interagir, fazer perguntas além de quebrar um pouco dessa ideia do mito do nativo já que eles puderam perceber que é possível entender e interagir bem com o conhecimento que eles já têm”, comentou Janaína.

Morgan Healy contou um pouco da sua vida pessoal e acadêmica nos Estados Unidos. | Foto: Janaína Almeida/Assessoria de Comunicação do Coltec

O Coltec sempre busca atividades que mostrem aos alunos o conhecimento na prática por acreditar que isso os prepara para as situações da vida. A professora falou dessa importância do evento promovido pelo Coltec.

“Eu acho que é uma grande oportunidade para os alunos esse tipo de evento, porque a língua estrangeira, não está nos limites da sala de aula. Pedagogicamente a gente a coloca como uma das disciplinas de sala de aula, mas ela é do mundo. Então, ter esse diálogo de um nativo com os alunos, compartilhar experiências e interagir é muito importante para os alunos. Eles percebem que conseguem se comunicar em inglês, passam a vislumbrar outras oportunidades, como intercâmbio, e se sentem mais seguros para ir a algum site pesquisar em inglês. Então acho que é muito legal e essencial para eles”.

O evento foi um sucesso entre os alunos | Foto: Janaína Almeida/Assessoria de Comunicação do Coltec