No dia 26 de outubro, os alunos do curso Técnico em Química do Colégio Técnico da UFMG (COLTEC), orientados pela professora de Química Lilian Borges Brasileiro, participaram como monitores na Mostra #ExploraUFMGJovem.

O evento criou um espaço interativo que abrigou demonstrações, experiências e diálogos de divulgação científica e, além da mostra de trabalhos das escolas da educação básica e das apresentações artísticas, contemplou 20 projetos de pesquisa e extensão de diversas unidades.

Os alunos do COLTEC apresentaram a atividade “Explorando a Química no computador”. Já que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem sido bastante explorado no ensino em diferentes áreas do conhecimento, os alunos acharam interessante tratar disso em relação à Química.

Na Química, as simulações computacionais desempenham um importante papel ao possibilitar a reprodução de fenômenos difíceis de realizar em sala de aula, permitir a visualização de fenômenos em escala submicroscópica, além e ajudar a compreender situações que demandam um elevado grau de abstração por parte dos estudantes.

O objetivo da atividade é usar simulações computacionais disponíveis no Portal PHET para apresentar aos visitantes (alunos dos ensinos fundamental e médio) conceitos e fenômenos químicos sob a ótica do “mundo muito pequeno”. Assim, os visitantes puderam interagir com diferentes simulações, orientados por monitores/alunos do Coltec.

Esse tipo de atividade é importante para despertar a curiosidade dos visitantes para as áreas das ciências e estimulá-los a discutir e buscar explicações científicas para os fenômenos químicos.

Confira algumas fotos do evento: