Por Janaína Almeida

No dia 26 de outubro, os alunos do curso Técnico em Química do Colégio Técnico da UFMG (COLTEC), orientados pela professora de Química Lilian Borges Brasileiro, participaram como monitores na Mostra #ExploraUFMGJovem.

O evento criou um espaço interativo que abrigou demonstrações, experiências e diálogos de divulgação científica e, além da mostra de trabalhos das escolas da educação básica e das apresentações artísticas, contemplou 20 projetos de pesquisa e extensão de diversas unidades.

Os alunos do COLTEC apresentaram a atividade “Explorando a Química no computador”. Já que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem sido bastante explorado no ensino em diferentes áreas do conhecimento, os alunos acharam interessante tratar disso em relação à Química.

Na Química, as simulações computacionais desempenham um importante papel ao possibilitar a reprodução de fenômenos difíceis de realizar em sala de aula, permitir a visualização de fenômenos em escala submicroscópica, além e ajudar a compreender situações que demandam um elevado grau de abstração por parte dos estudantes.

O objetivo da atividade é usar simulações computacionais disponíveis no Portal PHET para apresentar aos visitantes (alunos dos ensinos fundamental e médio) conceitos e fenômenos químicos sob a ótica do “mundo muito pequeno”. Assim, os visitantes puderam interagir com diferentes simulações, orientados por monitores/alunos do Coltec.

Esse tipo de atividade é importante para despertar a curiosidade dos visitantes para as áreas das ciências e estimulá-los a discutir e buscar explicações científicas para os fenômenos químicos.

Confira algumas fotos do evento: