Os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados do COLTEC estão aprendendo a planejar e construir uma ponte treliçada de madeira nas aulas de Tecnologia dos Materiais, do Setor de Técnicas Gerais de Laboratório, ministrada pelo professor Alexandre Martins. “É uma ponte muito tradicional, normalmente vemos naqueles filmes de faroeste, ela é muito famosa”, comenta o professor ao justificar a escolha por esse modelo de ponte.

Foto: Professor Zé Du

Alexandre Martins explica que a ideia é avaliar os alunos ao longo do terceiro trimestre, de acordo com o desempenho de cada um deles nas diversas etapas de elaboração do projeto:

“Como os alunos têm que trabalhar com madeira e ter a parte prática, de habilidade manual, eles estão cuidando de todo o projeto. Todas as turmas fizeram a planta do projeto, mostrando as estruturas vistas de lado e de frente. Depois disso, fizemos um sorteio e cada turma ficou com uma versão da ponte. Por exemplo, a turma 103 ficou com a ponte mais longa, que continha dois arcos, uma inclinação, uma curvatura, além de duas encostas que são aleatórias e que eles tiveram que calcular”.

“Eles tiveram que cortar, fazer todas as medições, fazer o desenho. Tudo isso faz parte do projeto”, comentou Alexandre. | Fotos: Janaína Almeida/Assessoria de Comunicação COLTEC

Para o professor, a atividade permite que os alunos tenham uma experiência diretamente ligada à prática, pois eles têm que aprender diversas técnicas de corte e de acabamento na oficina de madeira, tais como o uso da serra tico-tico, lixamento, montagem e colagem das peças.

“A parte pedagógica aqui é fazer com que eles usem o material, no caso, a madeira, já que ela possui a vantagem de ser muito flexível e possibilita aos alunos visualizarem melhor os resultados”.

Nesta disciplina os alunos aprendem a parte de desenho, de construção e depois aprendem também a fazer a planta no computador | Fotos: Janaína Almeida/Assessoria de Comunicação COLTEC

O estudante Pedro Henrique Nascimento, do curso de Eletrônica, se mostrou muito entusiasmado e comentou como foi fazer o projeto:

“Nós fizemos primeiro o projeto da ponte, como se fosse uma planta de uma casa, fizemos o projeto todo em papel e começamos a montar em madeira. Fomos colando parte por parte e fazendo uma ponte em tamanho de mais ou menos um metro ou meio metro de altura. Eu estou achando muito legal e interessante desenvolver essa atividade porque a sensação é de como se você fosse um marceneiro mesmo”.

Pedro Henrique Nascimento – aluno do curso de Eletrônica do COLTEC | Foto: Janaína Almeida/Assessoria de Comunicação COLTEC