A Diretoria do COLTEC e o Setor de Matemática realizaram no dia 19 de novembro uma cerimônia de premiação para entrega de medalhas aos alunos que participaram da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF), realizada no dia 26 de abril de 2018.

A competição é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontiéres, competição criada em 1989, na França. Envolve alunos do ensino fundamental e médio, e procura vincular os aprendizados da matemática ao cotidiano, de forma a estimular a imaginação e a racionalização, além de proporcionar diversão, incentivo à iniciativa pessoal, organização e cooperação entre os alunos.

A OIMSF é importante diante da necessidade de melhorar a relação do aluno com a matemática e facilitar a aquisição de raciocínio lógico. Além disso, por ser um evento internacional, os participantes têm contato com outros idiomas e também podem aprimorar seus conhecimentos em línguas estrangeiras.

A professora Associada do Setor de Matemática e coordenadora das olimpíadas de Matemática no Coltec, Maria José Alves, ressalta a importância do evento para os alunos e para o ensino da sua disciplina. Segundo ela, “ as Olimpíadas estimulam o estudo da Matemática, revelam talentos e criam um ambiente diferente e motivador na escola”.

Maria José Alves comentou que esta foi a segunda participação dos alunos do COLTEC na OMSF, evento que acontece no Brasil desde 2010. A professora explicou ainda como acontece a seleção dos alunos para premiação: “É realizada uma prova nacional anual e a correção é feita pela Rede Poc – Rede do Programa de Olimpiadas de Conhecimento, que é a instituição responsável pela realização da OIMSF. A partir dessa prova os alunos medalhistas são credenciados para participarem de competições internacionais”.

Na edição deste ano, os alunos do COLTEC foram premiados com medalhas de ouro e prata a nível estadual e de prata e bronze a nível nacional. Na edição de 2017, os alunos haviam sido premiados com ouro a nível estadual e prata a nível nacional.

A professora Maria José afirmou que os objetivos futuros são obter medalhas de ouro nacional, medalhas de ouro internacional e participar de olimpíadas fora do pais. Para que isso ocorra, Maria José acredita que o maior desafio é conseguir auxílio financeiro:  “enfrentamos muitos desafios para organizar a participação do Coltec nessas missões internacionais e o principal deles é a dificuldade de obtermos o financiamento para efetivar a participação”.

Conheça mais sobre a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras no SITE DO EVENTO.

Alunos do COLTEC premiados na edição de 2018:

1º ANO – Medalha de prata nacional e certificado de prata nacional e ouro estadual

1. Diogo Muzzi Mortimer, 101 B2.
  2. Handel Emanuel Natividade Peres, 103B
  3. Isabella Pereira Reis de Resende, 102B
  4. João Pedro de Freitas Gomes,105B
  5. Lucas Ferraciolli Lopes, 106B