Yoga

A partir do terceiro trimestre de 2018, o COLTEC vem proporcionando aos estudantes a oportunidade de praticar atividades de Yoga. As práticas são conduzidas pelo bolsista Rodrigo de Oliveira Rodrigues, aluno de graduação da UFMG com formação extracurricular em Yoga, e integram a proposta da escola de estimular práticas de cuidado e atenção à saúde dentro da comunidade.

Na escola, as práticas de Yoga acontecem tanto em sala de aula, quando os alunos tomam um momento do seu horário letivo convencional para fazerem práticas curtas, como fora dela, quando os alunos tem a oportunidade de dedicarem parte do seu tempo livre para desenvolvimento pessoal e autocuidado. Além disso, a prática também foi proposta na ocasião da semana de provas trimestrais, como uma forma de relaxamento e preparação para os desafios a serem enfrentados pelos estudantes.

Aqueles interessados em se aprofundarem nas práticas fora da sala de aula devem ficar atentos às informações divulgadas pelos meios virtuais e físicos da escola, onde anunciamos os dias e horários disponíveis para os alunos.

Há a perspectiva de que o projeto continue em 2019 e mantemos a expectativa de que iniciativas como essa impactem o desenvolvimento integral dos alunos a longo prazo.

Sahaja Yoga

A partir do terceiro trimestre de 2018, o COLTEC vem proporcionando aos estudantes a oportunidade de práticar atividades de Sahaja Yoga. As práticas são conduzidas pelo voluntário Gabriel Pio Viana Diniz, aluno de graduação da UFMG e ex-coltecano com formação extracurricular em Sahaja Yoga, e integram a proposta da escola de estimular práticas de cuidado e atenção à saúde dentro da comunidade.

A Sahaja Yoga é percebida como instrumento para o desenvolvimento da consciência de um indivíduo e do coletivo, o que lhe permite melhor compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca. Dessa forma, pode auxiliar na formação de cidadãos responsáveis, comprometidos com a sociedade e enaltece valores humanos no processo de desenvolvimento. Segundo seus exponentes, sua prática busca o equilíbrio interior e podendo ser usada como um meio para combater as doenças de ordem física e psicossomática. Aqueles interessados em saberem um pouco mais sobre a Sahaja Yoga podem consultar http://www.sahajayoga.org.br/index.php.

Na escola, as práticas relacionadas a essa iniciativa são feitas fora da sala de aula, são de participação voluntária e estão centradas em atividade de meditação coletiva. Os alunos interessados em participarem delas devem ficar atentos às informações divulgadas pelos meios virtuais e físicos da escola, onde anunciamos os dias e horários disponíveis para os alunos.