O ‘Grupo de Educação Socioemocional – Manejando a Ansiedade’ é um projeto que promove a formação de grupos de alunos interessados em se desenvolverem no manejo de questões emocionais. A iniciativa surgiu como uma forma de tentar abarcar uma demanda frequente dentro do acompanhamento psicológico – sintomas de ansiedade relacionados ao contexto escolar e vida cotidiana. Ele é conduzido por psicológos(as) do Setor de Atenção Escolar.

Em 2018, foi constituído um grupo por semestre. As atividades realizadas dentro deles são variadas e adaptadas ao contexto dos estudantes – envolvendo discussões em grupos, atividades de treino cognitivo, jogos temáticos, solução de problemas, etc. Ao longo dos encontros, trabalhamos com a proposta de que os alunos aprendam e aprimorem técnicas que podem ser usadas para lidar com a ansiedade e outras emoções negativas.

Aqueles interessados em participarem das atividades relacionadas ao projeto devem ficar atentos as informações divulgadas pelo Setor de Atenção Escolar e pelo site da escola, onde anunciamos a programação dessa iniciativa.

O projeto existe desde de 2016 e há a perspectiva de continuidade para o ano de 2019. Mantemos a expectativa de que iniciativas como essa impactem o desenvolvimento integral dos alunos a longo prazo.