A Orientação Profissional é um projeto do Colégio Técnico em parceria com o Programa de Orientação Profissional (POP) da Universidade Federal de Minas Gerais, que conta com a coordenação da professora Delba Barros. Ele tem como objetivo de promover ações voltadas para o desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional nos estudante do COLTEC. Durante o ano de 2018, o projeto contou com duas ações: o Mapeamento de Interesses Profissionais e os Grupos de Orientação Profissional.

O Mapeamento de Interesses Profissionais foi uma iniciativa que promoveu a aplicação coletiva do teste psicológico ‘Avaliação dos Interesses Profissionais’ nos alunos do segundo e do terceiro ano do Colégio Técnico. A participação era voluntária e todos aqueles que participaram tiveram retorno sobre seu perfil profissional baseados nos resultados do teste. Além de ajudar os estudante no processo de escolha, a testagem também ajuda a escola a levantar dados que podem subsidiar tomadas de decisões futuras com relação à trajetória escolar dos estudantes dentro da instituição.

Já os Grupos de Orientação Profissional foram iniciativas que promoveram a formação de grupos de alunos do segundo e terceiro ano com maiores dificuldades para a escolha profissional. Os grupos são conduzidos por profissionais da psicologia que, a partir de testagem psicológica e trabalho em grupo, buscam auxiliar os alunos no desenvolvimento de maturidade para a escolha profissional.

Aqueles interessados em participar das atividades relacionadas ao projeto devem ficar atentos às informações divulgadas pelo Setor de Atenção Escolar e pelo site da escola, onde anunciamos a programação dessas atividades.

O projeto existe desde de 2016 e há a perspectiva de continuidade para o ano de 2019. Mantemos a expectativa de que iniciativas como essa impactem o desenvolvimento integral dos alunos a longo prazo.