ATRIBUIÇÕES DOS SETORES ADMINISTRATIVOS DO COLTEC

SEÇÃO ALMOXARIFADO E PATRIMÔNIO

EQUIPE
Adriano Tomé Pereira – Assistente em Administração
Rosilene Soares Lage – Técnico em Contabilidade
Wagner Martins de Souza

Telefone: (31) 3409-4942
E-mail institucional: smpatr@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 7h00min às 17h00min.
Horário de recebimento de materiais: 08h às 11h30min e 13h às 16h30min – Sala 113

ATRIBUIÇÕES

Almoxarifado

● Receber, conferir e arquivar documentos emitidos por outras Seções, Setores e/ ou Unidades relacionados ao Almoxarifado
● Receber e conferir o material adquirido, emitindo documentos de responsabilidade. Quando for o caso, solicitar ateste técnico do solicitante do material específico.
● Codificar e lançar nos sistemas de controle o material adquirido, emitindo documentos de responsabilidade
● Conferir Nota Fiscal emitida em nome da Unidade – Razão Social, data, descrição do material/ serviço e valor, em conformidade com o empenho emitido pelo Coltec
● Encaminhar ao Setor de Contabilidade as Notas Fiscais e/ou Faturas para pagamento, devidamente conferidas e em tempo hábil
● Distribuir aos interessados ou requisitantes, o material de uso comum e/ou específico, emitindo documentos de responsabilidade
● Controlar legalmente a saída de material e o Estoque do Almoxarifado
● Emitir os Balancetes Mensais efetuando os lançamentos nos Sistemas devidos
● Elaborar a Previsão de Compra de material de uso comum e/ ou de necessidade do Setor para distribuição
● Emitir, informar e arquivar Relatórios de Material/ Serviço
● Prestar assessoria à Comissão de Balanço
● Elaborar o processo de Balanço Anual da Unidade
● Elaborar o arquivo do Setor
● Prestar informações e fornecer documentos quando solicitados por Setores de Controle
● Gerenciar, operar e alimentar o Programa ALX.
● Expedir correspondência relacionada ao setor de almoxarifado
● Cobrar das Empresas Material com prazo de entrega vencido em conformidade com as Notas de Empenhos emitidas
● Providenciar junto às empresas troca de material e/ ou documento entregue e/ ou recebido indevidamente no Almoxarifado
● Devolver material e/ ou documento em desacordo com a Nota de Empenho
● Contagem freqüente de todo o estoque do Almoxarifado, objetivando o controle físico.
● A responsabilidade da S. de Almoxarifado e Patrimônio é designada pelo documento do SIAFI.
● A Instrução normativa n. 205, de 08 de abril de 1988 estabelece o aspecto legal referente a administração de materiais no serviço público federal.
● Eventualmente, deslocar com algum volume de materiais para o Almoxarifado.

Patrimônio

Receber as notas fiscais da seção de contabilidade e gerar no sistema as plaquetas numéricas de controle patrimonial para bem adquirido pela Unidade;
Recebimento de bens para tombamento;
Arquivar as notas fiscais juntamente aos Termos de Responsabilidade assinado pelo responsável pelo bem;
Receber das Fundações de Apoio os Termos de Depósito, coletar assinatura com o responsável pelo projeto e encaminhar uma via para a Fundação que adquiriu o bem;
Gerar no sistema um o controle das plaquetas pelo modo, Comodato, para os bens recebidos das Fundações de Apoio, e fixar no bem (tombar como patrimônio do COLTEC);
Emitir por meio do sistema o Termo de Responsabilidade por Comodato, pegar a assinatura do responsável pelo projeto e fixar a plaqueta no bem.
Arquivar os termos de responsabilidades e os termos de Depósitos assinados;
Emitir relatórios de Fechamento Mensal, colher assinatura dos diretores da Unidade e encaminhar esses relatórios a seção de Contabilidade;
Realizar no sistema procedimentos relativos ao controle de transferências internas de bens, assim como emitir Termo de Responsabilidade a ser assinado pelos responsáveis. Realizar o arquivamento do Termo de Responsabilidade assinado;
Realizar nota de movimentação para transferências externas e encaminhar via malote no ato da retirada do bem;
Acompanhar processo de transferência externa: aceite da Unidade de destino, emissão do termo de responsabilidade pela Unidade recebedora, controle do recebimento e arquivo no COLTEC do Termo de Responsabilidade assinado pelo responsável pelo bem da Unidade de destino;
Enviar ofício à Diretoria da Unidade para criação de comissão de inventário.
Gerar os relatórios e os entregar ao presidente da comissão,
Anualmente, ou quando se fizer necessário, atualizar no sistema as informações relativas aos relatórios patrimoniais dos setores
Promover ações para a manutenção e controle dos bens móveis da Unidade, tais como: recuperar plaquetas de bens; destinar bens irrecuperáveis ao desfazimento, etc).
No final do inventário, emitir outros relatórios com as alterações já feitas e encaminhar para o presidente da comissão, para que ele possa fazer o relatório do serviço prestado e encaminhar para o conhecimento do Diretor do Colégio. Realizar o arquivamento deste documento na seção de patrimônio.
Emitir um relatório de fechamento anual para a seção de Contabilidade.

Quando necessário, carregar equipamentos do carro oficial para a Unidade e vice-versa; ou deslocar para algum Setor.

SEÇÃO DE ARQUIVO

EQUIPE:
Rosângela Machado Fagundes de Oliveira – Técnico de Laboratório
E-mail institucional: arquivo.coltec@gmail.br
Horário de funcionamento: 9h às 18h – Sala: 168

ATRIBUIÇÕES

Guardião de arquivo (função exercida hoje)
Protetor, conservador, que sempre mantém a guarda e está em constante vigilância. Essa proteção e conservação justificam- se pelo principal papel legal de qualquer arquivo público: recolher e conservar a documentação produzida e recebida. O Guardião do arquivo do COLTEC precisa ter um bom conhecimento histórico e noções de arquivo além de ser uma pessoa interessada na guarda e manutenção do patrimônio público do Colégio Técnico da UFMG.
SEÇÃO DE CONTABILIDADE
EQUIPE
Débora Maria Nazareth Sanches – Técnica em Contabilidade
Elizabeth Fernandes – Assistente em Administração
Rogério Turíbio Viana – Assistente em Administração
Telefone: (31) 3409-4969
E-mail institucional: scontab@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 7h30min às 16h30min.- Sala 206

ATRIBUIÇÕES

● Realizar indicação de recurso na fase de compra
● Realizar indicação de dotação orçamentária
● Solicitar implantação de recursos
● Enviar recursos orçamentários por meio de nota de crédito
● Realizar a conciliação financeira e orçamentária
● Verificar a situação fiscal dos fornecedores
● Empenhar as aquisições do setor de compras
● Realizar a liquidação de notas fiscais no sistema a administração financeira
● Efetuar pagamento das obrigações
● Controlar a execução tributária
● Verificar comunicações oficiais dos órgãos de controle
● Estar atualizado com a legislação
● Realizar obrigações fiscais principais e acessórias
● Realizar prestação de contas da execução financeira diariamente
● Realizar controle e acompanhamento das Fundações de Apoio
● Realizar controle e acompanhamento de convênios
● Realizar arquivamento de documentos
● Realizar atendimento interno e externo sobre normas e procedimentos
● Realizar controle de saldos de almoxarifado
● Realizar controle de saldo de acervo bibliográfico
● Realizar controle de saldo de patrimônio imobilizado
● Realizar controle e conciliação de bens intangíveis
● Realizar a concessão de diárias
● Operar sistema de Concessão de passagens e diárias
● Realizar controle orçamentário
● Realizar controle financeiro
● Auxiliar na gestão dos recursos próprios da Unidade
● Fiscalizar prestação de contas
● Emissão e controle de GRU
● Realizar conformidade contábil
● Realizar conformidade de operadores
● Realizar controle das despesas com telefonia
● Realizar planilhas e relatórios de controle
● Prestar assessoria a diretoria da Unidade
● Despachar com diretoria de Unidade e de Pró-reitorias

SEÇÃO DE LOGÍSTICA E PREDIAL (SLOP)

EQUIPE
Érika Fialho Milagres – Assistente em administração
Valdir Amaral Cortes – Técnico mecanografia
André Luis de Oliveira – Assistente em administração
Telefone: (31) 3409-4980 e 3409-4967
E-mail institucional: slo@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 8 h às 18:00 horas – Sala 101

ATRIBUIÇÕES

● Recebimento, controle e acompanhamento de chamados via Intranet e abertura de chamado via sistema DEMAI para manutenção, conservação e reparação da Infraestrutura do prédio.
● Controle de agendamento da frota de veículos oficiais e motorista (saídas locais, viagens e visitas técnicas) para atender as demandas do Colégio;
● Controle e acompanhamento da manutenção dos carros, controle dos pedidos de diárias e horas extras do motorista.
● Auxílio na otimização e distribuição de tarefas; função de auxiliar, acompanhar e comunicar à fiscalização da UFMG sobre quaisquer irregularidades ocorridas no âmbito de sua Unidade na execução do Contrato, sendo uma delas comunicar ao DLO as faltas das serventes da unidade.
● Acompanhar e coordenar o serviço de portaria.
● Observação e monitoramento da entrada e circulação de pessoas através das câmeras pelos porteiros; pedidos de reposicionamento das câmeras à segurança da UFMG, pedido de imagens gravadas a fim de apurar algum fato ocorrido no colégio.
● Controle do sistema das catracas: ativação, manutenção preventiva, reparos e controle de peças de reposição.
● Controle do uso do elevador através do porteiro; controle das inspeções feitas pela contratada; abertura de chamado para manutenção preventiva e corretiva.
● Controle e fiscalização do serviço de copa.
● Controle e fiscalização do contrato da cantina.
● Controle de cessão de escaninhos dos discentes (entrega do termo de compromisso da cessão, entrega e recebimento dos cadeados com segredo).
● Programação de dedetização e limpeza da caixa d´água do colégio.
● Controle de recebimento e entrega de objetos perdidos e achados de alunos e público em geral do Coltec.
● Agendamentos da sala 300, 330 e auditório – agendamentos para professores, grêmio e comissão de formatura para reuniões, aplicação de provas, palestras, etc.
● Controle de empréstimo de chaves de todas as salas e seções do prédio.
● Controle de empréstimo de Projetor, Notebook , extensão e microfone – empréstimo de aparelhos para professores e monitores a serem usados em salas que não são equipadas.
● Planejar e coordenar o Serviço de Reprografia do Colégio; controle do número de cópias de cada setor
● Controle dos serviços de xerox realizados na Praça de Serviços – Controle e emissão da guia de autorização, ateste das notas dos serviços realizados.
● Serviço de entrega de correspondências nos correios para todos os setores do colégio
● Gestão e acompanhamento dos adolescentes da cruz-vermelha lotados no setor (seleção, fiscalização do cumprimento da carga horária, assinatura da folha de ponto, delegação de funções. Etc. )
● Entrega de documentos aos setores dentro do Campus da UFMG.
● Compra de bens de consumo e bens permanentes para uso da SLOP e para uso da manutenção do prédio
● Pedidos de Compras para Direção – bens de uso permanente de áreas comuns do prédio relacionados à Infraestrutura.
● Pedidos de materiais no Almoxarifado – pedidos para SLOP (materiais de consumo para serviço de Copa, Limpeza, xerox e escritório ) e pedidos de material de consumo de escritório para NUPED
● Controle de chamados e ateste do contrato de chaveiro.
● Organização das Salas de aula – controle e remanejamento do número de cadeiras para atender as necessidades das turmas.
● Empréstimo do prédio para concursos e simulados – Participar do planejamento, bem como executar e/ou acompanhar a locação do prédio e demais dependências para eventos externos e internos, ao que se refere a salas de aula, auditório, quadras e pátio.
● Solicitação e agendamento de carregadores no setor de transporte para mudanças e transferências de mobiliário no colégio.
● Suporte aos eventos do Grêmio – empréstimo de som, materiais, espaços, disponibilização de carro, etc..
● Controle patrimonial – Realizar o controle patrimonial da Seção, nas diversas salas sob a responsabilidade do setor, além das áreas comuns (banheiros, corredores, hall´s de entrada), em média 51 locais sob nossa responsabilidade.
● Autorização e controle de fixação de cartazes internos e externos, através de carimbo indicando a data de retirada.

SEÇÃO DE PESSOAL

EQUIPE:
Enio Cardoso Damasceno – Auxiliar em Administração
Laura Gonçalves – Assistente em Administração
Telefone: (31) 3409-4964
E-mail institucional: spessoal@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 06:30h às 17h – Sala: 109

ATRIBUIÇÕES

● Participação em processo de Concurso professor Efetivo e substituto de sua inscrição até sua posse.
● Envio de informações mensais do cronograma DAP para toda comunidade Coltecana.
● Acompanhamento pelo CPAV das tramitações processuais.
● Orientações/treinamentos para servidores (docentes, técnicos e substitutos) para preenchimento dos diversos formulários, documentações da UFMG, e acesso aos diversos Sistemas da UFMG e do Governo.
● Entrega de documentação/processos Seção de Pessoal;
● Treinamento para servidores novatos, aposentados, prof. Substitutos para acesso aos Sistemas SIGAC, MINHA UFMG, e outros.
● Reuniões/treinamentos mensais junto ao DAP e PRORH.
● Declarações Funcionais para docentes, técnicos, prof. Substitutos.
● Atualização do Banco de dados.
● Seleção e acompanhamento de bolsista seção de pessoal.
● Controle, informações e registro de abonos, folhas de ponto, atestados, frequências.
● Confecção e atualização das listagens nominais dos servidores do COLTEC.
● Criação de banco de dados com todos aposentados do setor.
● Homologação de Férias.
● Conferência pagto solicitações conjuntas das férias;
● Acompanhar/conferir nas solicitações Férias;
● Recibos e documentos Plano Saúde Aposentado
● Consulta e informações/interpretações das diversas legislações e normas da UFMG e do Governo Federal.
● Comunicação de retorno de afastamentos.
● Abertura de conta salário para docentes/substitutos e aposentados(troca conta Caixa Econômica, revisto pelo DAP.
● Solicitação de Contagem Tempo UFMG e Averbados junto ao Cadastro ou DAPP.
● Acompanhamentos de Laudos emitidos pelo Dast.
● Acompanhamento de afastamentos de servidores do/no País,
● Atualização de endereço eletrônico dos aposentados.
● Autorização anual acesso I.R pela UFMG.
● Orientar e solicitar auxílio Transporte.
● Emissão de Portarias de Função gratificada e FCC’s.
● Informações da Pasta Funcional pata Relatório Global (INA e outros).
● Tramitação de diversos processos/pedidos/protocolos.
● Criação de banco de dados para controle Férias.
● Levantamento geral de toda a frequência dos técnicos administrativos, dos anos anteriores, para devidas correções e lançamentos.
● Levantamento de pendências do PSAÚDE.
● Emissão de relatório de lançamento Psaúde mensal.
● Receber/enviar/responder correspondências da seção de pessoal para unidade COLTEC, e todas unidades e órgãos ufmg que temos parceria de trabalhos.
● Arquivos de documentação funcional referentes à seção de pessoal do COLTEC.
● Acompanhamento das Contratações de prof. Substitutos.
● Atendimento ao público geral.
● Lançamentos de recibos de ressarcimentos no Sistema Psaúde.
● Envio mensal de correspondência para aposentados.
● Preenchimento/atualização de dados de Planilha enviadas a PRORH e acompanhar mudança para envio dos processos de Insalubridade, FG e outros.
● Abertura e acompanhamento de processos administrativos.
● Consultas de dados funcionais e posicionamento na carreira de servidores.
● Interposição de pedidos de servidores ativos e aposentados junto ao DAP, PRORH, DAST.
● Recebimento, conferência, protocolo, carimbo/recebimento/assinatura e envio de atestados médicos dos servidores.
● Suporte para preenchimento abonos/folhas de presença/atestados.
● Controle, lançamento, conferência no Sistema PESPAD da avaliação de desempenho de todos servidores técnicos do COLTEC e respectivas chefias.
● Lançamentos diversos nos Sistemas.
● Expedição de documentos diversos.

SETOR DE ATENÇÃO ESCOLAR e SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE
SETOR DE ATENÇÃO ESCOLAR

EQUIPE
Diogo Ferreira do Nascimento – Psicólogo
Gisele Duarte Santos – Psicóloga
Simone Pinto Vasnconcellos – Psicóloga
Kênia Rosiane Cunha Coelho – Assistente Social
Telefone: (31) 3409-4939
E-mail institucional: psi@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 7:30h às 22h – Sala 110

ATRIBUIÇÕES

● Oferecer suporte biopsicossocial à comunidade escolar;
● Desenvolver ações preventivas e de reflexão sobre as práticas educativas, contribuindo para o aprimoramento dos processos educacionais;
● Realizar intervenções em turmas/grupos de discentes visando a superação de dificuldades específicas, tais como situações de discriminação e dificuldades relacionais, de acordo com a necessidade da comunidade escolar;
● Promover programas e projetos de educação ampliada, envolvendo toda a comunidade escolar, em parceria com outros setores da Universidade e/ou com a comunidade externa, a fim de ensejar a construção da crítica, o exercício da cidadania, a promoção da saúde, o desenvolvimento pessoal e a participação social;
● Promover ações que propiciem a inclusão de discentes com necessidades educacionais especiais;
● Realizar orientação aos pais e/ou responsáveis sobre questões psíquicas, comportamentais, sociais e relativas à saúde que possam repercutir no processo escolar dos discentes;
● Realizar a mediação de conflitos entre docentes e discentes e entre os próprios estudantes;
● Realizar o acolhimento a discentes em situações de urgência na área da saúde e posterior comunicação aos pais e/ou responsáveis;
● Acompanhar e fiscalizar a implementação do Convênio de Assistência Estudantil estabelecido entre a Fundação Mendes Pimentel – FUMP e o COLTEC, avaliando o alcance dos objetivos estabelecidos, prestando informações e intermediando o contato entre os discentes beneficiados e a FUMP;
● Encaminhar os discentes a serviços da rede de saúde e/ou assistência social do município do estudante.

SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE

EQUIPE
Raquel Silqueira Maciel de Ornelas – Enfermeira
Vanessa Christine Lacorte Cardoso – Técnico em Enfermagem
Valquíria Oliveira – Técnico em Enfermagem
Telefone: (31) 3409-4944
E-mail institucional: saude@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 7:30h às 22h.

ATRIBUIÇÕES

● Assessorar na estruturação do Setor de Atenção à Saúde do COLTEC, em consonância com as atribuições de enfermagem e as normas da: ABNT, ANVISA, COREN e UFMG, priorizando as demandas primárias em saúde da comunidade do COLTEC/UFMG.
● Acolher prioritariamente discentes com demandas relacionadas à atenção primária em saúde. Acolher os demais membros da comunidade escolar e encaminhar em caso de necessidade.
● Realizar atendimento de primeiros socorros e atenção primária em casos de pequena e média complexidade, comunicar aos pais dos discentes para que os mesmos tomem decisões com relação ao atendimento do aluno ao nível hospitalar.
● Realizar triagem dos discentes, e, nos casos de atenção primária, prestar assistência de enfermagem até chegada dos pais e/ou responsáveis no COLTEC/UFMG ou DAST/UFMG. Comunicar a situação aos pais e/ou responsáveis (caso necessário).
● Acompanhar (em caso de menores de idade) e/ou encaminhar (caso de maiores de idade) os alunos ao DAST/Pampulha, apenas, em casos de urgências clínicas.
● Realizar atendimento de primeiros socorros em casos de urgências clínico-traumatológicas graves (em parceria com a Brigada de Incêndio do COLTEC) e acionar o SAMU/BOMBEIROS (acompanhar o atendimento caso necessário). Comunicar aos pais e/ou responsáveis e a Direção do COLTEC.
● Realizar novas parcerias internas e externas à instituição, e, fortalecer as parcerias já estruturadas para encaminhamento de alunos de baixa
renda a atendimentos especializados de saúde do SUS (necessidade identificada pela equipe).
● Orientar os alunos e/ou pais quanto a ações e práticas de promoção e/ou cuidados de saúde individual e coletiva.
● Registrar por meio de relatório/prontuário de enfermagem os atendimentos (internos) e emitir declaração de atendimento realizado no SAS/COLTEC.
● Elaborar e manter atualizado o manual de rotinas/procedimentos operacionais padrão e fluxograma de atendimento do SAS/COLTEC.

NÚCLEO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

EQUIPE
Carolina Cândida da Cunha – Técnico em Assuntos Educacionais
Maria do Carmo de Oliveira Vargas – Técnico em Assuntos Educacionais
Rosiléa Simões Figueiredo – Pedagoga
Patrícia Cappuccio Resende – Pedagoga
Telefone: (31) 3409-4963
E-mail institucional: pedagogia@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 8h às 19h. Sala: 110

ATRIBUIÇÕES

O Núcleo de Trabalho Pedagógico realiza atividades no âmbito pedagógico que são de relevância para o funcionamento administrativo da escola, bem como para o desenvolvimento educacional dos estudantes, apoio ao trabalho docente e acolhimento das famílias. O trabalho está dividido nos seguintes eixos: trabalho de gestão escolar, trabalho de orientação educacional, trabalho de desenvolvimento educacional.
Para melhor compreensão do trabalho realizado, as atividades estão listadas de acordo com as categorias:

Trabalho de gestão escolar
● Realizar o acompanhamento do desempenho escolar e da frequência dos estudantes e disponibilizar essas informações aos setores cabíveis.
● Enviar circular aos pais nos casos de baixo rendimento e infrequência e fazer a triagem dos casos mais críticos para atendimento.
● Organizar dados sobre situação escolar dos estudantes (aprovação, reprovação, evasão, transferência, reopção e conclusão) por ano letivo e disponibilizar essas informações aos setores cabíveis.
● Colaborar com o trabalho pedagógico dos coordenadores de cursos, bem como as demais estruturas pedagógicas da escola no planejamento do conselho de classe.
● Colaborar na organização e participar das reuniões do Conselho de Classe.
● Responder a consultas da diretoria e demais instâncias pedagógicas colegiadas sobre legislação educacional.
● Participar do processo de enturmação dos estudantes juntamente com os demais setores cabíveis.
● Organizar a logística da semana de provas trimestrais.
● Organizar a logística das atividades de recuperação.
● Colaborar na elaboração do horário de aulas junto aos docentes designados para Comissão de Horários.
● Colaborar com os profissionais da Seção de Ensino nas atividades de matrícula e renovação de matrícula.
● Divulgar, receber inscrições e tomar providências cabíveis no processo de reopção de curso.
● Organizar as atividades da Semana de Recepção dos estudantes.
● Acolher as visitas técnicas realizadas na escola em conjunto com os coordenadores de curso.
Trabalho de orientação educacional
● Atender os casos de baixo desempenho e infrequência mais críticos (estudantes e famílias) e encaminhar para demais profissionais os casos que extrapolam o atendimento pedagógico e requerem atuação multiprofissional (psicologia, assistência social, entre outros).
● Realizar atendimentos pedagógicos que visam contribuir no percurso escolar tais como: organização de estudos, estratégias para melhorar o desempenho escolar/frequência.
● Atender casos específicos relacionados a ausência de professor e dificuldades com a metodologia/práticas avaliativas utilizadas pelo professor.
● Orientar estudantes e esclarecer dúvidas sobre diferentes atividades escolares, estimulando sempre o protagonismo.
● Realizar atendimento aos estudantes, pais/famílias e docentes sobre questões pedagógicas que repercutem no processo escolar dos estudantes.
Trabalho de desenvolvimento educacional
● Elaborar e realizar oficinas, projetos e ações no âmbito pedagógico que possam contribuir com a formação do estudante.
● Apresentar propostas, alternativas, sugestões e/ou críticas que promovam o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar, conforme o Projeto Político Pedagógico, a Proposta Pedagógica Curricular, o Plano de Ação da Escola e as Políticas Educacionais.
● Ler, discutir e apresentar considerações no que diz respeito à legislação educacional ou sugestões diversas referente às propostas pedagógicas direcionadas ao setor.

BIBLIOTECA

EQUIPE
Ana Carolina Silva de Souza Jorge – Bibliotecária
Cláudia Grossi de Faria – Bibliotecária
Maria de Lourdes da Silva Guimarães – Auxiliar em Administração
Sérgio Barbosa dos Santos – Bibliotecário-coordenador
Vandalci de Assis Rocha – Auxiliar em Administração
Telefone: (31) 3409-4965
E-mail institucional: biblioteca@coltec.ufmg.br
Horário de funcionamento: 7h30min às 22h

ATRIBUIÇÕES

A Biblioteca do COLTEC é responsável por subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo produtos e serviços de qualidade. Além das áreas dos cursos técnicos oferecidos pelo colégio, nosso acervo abrange vários assuntos do conhecimento humano, contribuindo com a ampla formação de nossos alunos e de toda a comunidade em geral. À Biblioteca do COLTEC compete:
● Selecionar e adquirir recursos informacionais;
● Tratar tecnicamente recursos informacionais (registro, classificação e catalogação);
● Disponibilizar recursos informacionais;
● Localizar e recuperar informações;
● Controlar a circulação de recursos informacionais;
● Conservar, preservar e inventariar acervos;
● Armazenar, avaliar e descartar recursos informacionais;
● Prestar serviços de informação on-line;
● Auxiliar na normalização de trabalhos técnico-científicos;
● Auxiliar na elaboração de fichas catalográficas;
● Auxiliar nas solicitações de número de ISBN para publicações;
● Prestar atendimento personalizado;
● Promover difusão cultural, bem como atividades de fomento à leitura e outras atividades;
● Elaborar programas e projetos de ação;
● Treinar usuários para a melhor utilização dos recursos informacionais;
● Promover visitas orientadas;
● Realizar Estudos de Usuários;
● Fazer o controle de distribuição dos livros didáticos;
● Elaborar relatórios;
● Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

TÉCNICOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA

EQUIPE
Anne Karoline Fernandes de Matos – Técnica em Química
Roberto Américo Generoso Lodi – Técnico em Química
Telefone: (31) 3409-4977
Horário de funcionamento: 7h30min às 16h30min
Sala: 227

ATRIBUIÇÕES

A equipe Técnica do Setor de Química é responsável por auxiliar tecnicamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão executadas no ambiente laboratorial do Setor de Química. Além disso, atua no processo de gerenciamento de resíduos do Colégio Técnico da UFMG.
À equipe Técnica do Setor de Química compete:
● Executar ensaios físico-químicos: preparar soluções e utilizar instrumentos de medição e controle;
● Disponibilizar os materiais necessários para execução de aulas práticas do Setor de Química;
● Supervisionar equipe de estagiários do Setor de Química;
● Operar máquinas e/ou equipamentos;
● Realizar atividades para a legalização de produtos e instalações junto aos órgãos oficiais;
● Prestar assistência técnica: identificar oportunidades de melhoria, identificar problemas técnicos, propor alternativas para solução de problemas, propor melhorias no processo, resolver problemas técnicos;
● Acompanhar visitas ao Setor de Química;
● Acompanhar e auxiliar os alunos na execução de atividades nos laboratórios;
● Proporcionar o adequado gerenciamento de resíduos gerados pelo Colégio Técnico;
● Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

TÉCNICOS DE LABORATÓRIOS DE ELETRÔNICA E AUTOMAÇÃO

EQUIPE
Fábio Laboissiere – Técnico de Laboratório
João Paulo Lopes – Técnico em Eletrônica
Telefone: (31) 3409-4977
Horário de funcionamento: 7h30min às 16h30min
Sala: 224

ATRIBUIÇÕES

Manutenção semanal dos laboratórios de automação e eletrônica, o que implica garantir as condições necessárias para o trabalho dos professores e alunos: solicitar limpeza quando necessário, realizar manutenção de equipamentos, preservar a organização dos equipamentos no ambiente, assegurar a boa condição física do mobiliário e sugerir alterações, realizar levantamento dos equipamentos disponíveis para uso e disponibilizar componentes básicos para a montagem das práticas (fios, cabos, conexões, extensões etc).
Levantamento e orçamento de materiais para compra. O técnico deve averiguar continuamente com os professores os materiais necessários às montagens e, sempre que verificada a necessidade de compra, realizar a especificação do equipamento, com vistas fornecê-la ao Setor de Compras nas datas reservadas para isso.
Auxílio na elaboração e teste de aulas práticas.
Acompanhamento de estagiários, bolsistas e alunos que necessitem utilizar as dependências do laboratório fora dos horários de aula.
Auxílio a alunos, estagiários e professores em projetos extraclasse, tais como: projetos de estágio, projetos de ensino e pesquisa,
Presença durante as aulas práticas, oferecendo apoio aos professores e alunos na realização das práticas.
Acompanhamento das aulas teóricas de disciplinas, a fim de estar a par do conteúdo ministrado.
Ajuda nas atividades de reforma e reparo dos laboratórios.
Desenvolvimentos de módulos didáticos e apostilas a serem usados nas aulas práticas.
Elaboração de propostas de intervenção para a melhoria contínua dos laboratórios.
Realização do levantamento anual de patrimônio e encaminhamento de materiais para desfazimento.
Manutenção dos computadores utilizados nos laboratórios.
Atendimento à comunidade do COLTEC com relação a demandas de instalações elétricas.
Auxiliar na manutenção e organização do almoxarifado dos cursos de Automação Industrial e Eletrônica.