Coordenadoria Pedagógica do Ensino Profissional

O que é a COPEP - Coordenadoria Pedagógica do Ensino Profissional

A COPEP - Coordenadoria Pedagógica do Ensino Profissional é a instância da Escola de Educação Básica e Profissional encarregada de organizar, propor e avaliar as atividades de ensino profissional na UFMG.

Gestão 2012-2014: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus (coordenador) 

Gestão 2014-2016: Humberto Honda (coordenador) e Gilberto do Vale Rodrigues (subcoordenador) 

Gestão 2016-2018: Vírginia F. Mota (coordenadora) e Mariana Costa Duarte (subcoordenadora)  

Gestão 2017-2019: Humberto Honda (coordenador) e Daniel Menezes Souza (subcoordenador) 

 

Atribuições

Elaborar projetos para a integração da educação profissional com os cursos de graduação da universidade;

Alocar os encargos didáticos dos professores;

Propor mudanças curriculares;

Normatizar as atividades de ensino;

Definir questões relativas ao processo seletivo dos ingressantes;

Decidir questões relativas à matrícula e transferência de alunos.

 

Projetos de Ensino

A Coordenadoria Pedagógica do Ensino Profissional (COPEP) discutiu normas e procedimentos para a apresentação de projetos de ensino no COLTEC. Dentro da organização da escola, é a Coordenadoria que emite pareceres sobre este tipo de projetos. Para organizar e dirimir dúvidas sobre o que é ou não um projeto de ensino, etc., elaboramos Normas, que foram aprovadas no Conselho Diretor em 26 de março de 2013

A Coordenadoria estabeleceu um calendário para a apresentação destas propostas, de modo que a comissão que irá julgar e emitir os pareceres possa trabalhar em um prazo definido, ao invés de termos projetos chegando em qualquer época do ano. Isso irá requerer dos professores um maior planejamento para que possam atender os prazos. Teremos duas entradas, uma em cada semestre. Projetos enviados fora do prazo não serão considerados e não poderão ser computados no relatório INA, então pedimos muita atenção para que não se percam oportunidades por causa disso.

Mas o que é um projeto de ensino? Um projeto de ensino é, em princípio, uma atividade extra-curricular, que ocorre fora do horário regular de aula (extra-classe), na qual o aluno tem oportunidade de realizar atividades diferentes das realizadas em aula. Um exemplo deste tipo de atividade seriam encontros para a preparação de alunos para participação em olimpíadas. Neste caso você tem um grupo de alunos interessados, realizando atividades didáticas, fora do horário regular de aulas. Outro exemplo seria a criação de um clube de ciências, onde um grupo de alunos realiza atividades extra no laboratório, além das que realiza normalmente. Existem muitas outras possibilidades.

Calendário COPEP - 2017

Fevereiro
10 - Reunião Ordinária da COPEP 

Março
10 - Reunião Ordinária da COPEP 

Abril
7 - Reunião Ordinária da COPEP 

Maio
12 - Reunião Ordinária da COPEP

Junho
9 - Reunião Ordinária da COPEP

Julho
07 - Reunião Ordinária da COPEP

Agosto
18 - Reunião Ordinária da COPEP

Setembro
15 - Reunião Ordinária da COPEP  (Transição de gestão)

Outubro
20 - Reunião Ordinária da COPEP  (Transição de gestão)

Novembro
17 - Reunião Ordinária da COPEP

 Dezembro

12 - Reunião Ordinária da COPEP

 

 

 

 

 Documentos:

Atas da COPEP

Caderno de Normas do Coltec

Normatização do Conselho de Classe

Resolução para lançamento de notas e faltas

Resolução para recuperação

Resolução para trancamento de matrícula

Resolução - Recuperação

Resolução - Dependências no 3º ano - Clique AQUI

Normas para Projetos de Ensino  

 

Editais:

Edital de Reopção - 2017

Edital de Defesa de Relatório de Experiências Profissionais para Conclusão do Curso Técnico

E-mail:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Projetos de Ensino 2017 Professor(a) Coordenador(a)
Ensino Clube de Eletrônica Alberto de Figueiredo Gontijo
INFLUÊNCIA DA FASE PRÉ-ANALÍTICA NO RESULTADO DO EXAME DE URINA ROTINA DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS Cláudia Natália Ferreira
Central de Oportunidades João Eduardo Montandon
Cursos de AutoCAD e NR-10 para Certificação Lívia Alves Moreira
Jornada Integrada de Foguetes – CEFET-MG, CMBH, COLTEC, IFMG Alexandre Faria e Arnaldo Vaz
Utilização de Ferramentas analógicas e digitais para navegação terrestre utilizando o trekking como experimentação de campo Francis A. Paiva e Humberto Honda
Olimpíada Mineira de Química MG Gilberto do Vale Rodrigues
Estudo orientado de Química para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Andréa Horta Machado