Alteração das grades curriculares dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

 

GRADES CURRICULARES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

 

A Diretoria do Colégio Técnico da UFMG informa que, a partir de 2018, estarão em vigor as novas grades curriculares dos seus cinco cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química, aprovadas em novembro de 2017 pela Pró-reitoria de Graduação da UFMG.

 

ANÁLISES CLÍNICAS 2018 - (Clique aqui)

 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 2018 - (Clique aqui)

 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2018 - (Clique aqui)

 ELETRÔNICA 2018 - (Clique aqui)

 QUÍMICA 2018 - (Clique aqui)

 

 

Os alunos que ingressam no Coltec no ano de 2018 já iniciam o curso com a nova grade curricular.

 

A reforma curricular objetiva uma maior integração, flexibilização e adequação do currículo às novas tecnologias para adequação dos profissionais aos distintos campos de atuação. Além disso, possibilitará aos estudantes a conclusão do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, incluindo a realização do estágio obrigatório, em três anos.

 

O estudante dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, após cursar todas as disciplinas obrigatórias, bem como realizar o estágio supervisionado, será diplomado pelo COLTEC com a habilitação do curso técnico integrado ao ensino médio cursado. É importante reforçar que na modalidade Integrado não é possível concluir o Ensino Médio independentemente do Ensino Profissional de nível médio, ou vice-versa. A certificação é única.

 

Grade especial de transição entre o currículo antigo e o currículo novo (para alunos que irão cursar o 2º e o 3º ano em 2018)

 

Os estudantes que irão cursar os 2º e 3º anos em 2018 terão uma grade especial de transição entre o currículo antigo e o currículo novo.  Destaca-se que nenhum estudante terá prejuízos em relação à conteúdo ou carga horária a ser ministrada em decorrência da transição do currículo antigo para o currículo novo.

 

Verifique abaixo a grade especial de transição entre o currículo antigo e o currículo novo de acordo com seu curso e série que irá cursar em 2018:

ANÁLISES CLÍNICAS - (Clique aqui)

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - (Clique aqui)

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - (Clique aqui)

ELETRÔNICA - (Clique aqui)

QUÍMICA - (Clique aqui)

Caso tenha alguma dúvida em relação ao seu curso ou disciplinas, o coordenador de seu curso e a equipe do Núcleo de Trabalho Pedagógico estarão à disposição para auxiliá-los.

Diretoria


Núcleo de Trabalho Pedagógico
Coltec/UFMG - Sala 114
Tel. 3409-4963

Informativo

Sub-categorias

  • Técnico em Análises Clínicas

    O curso de Análises Clínicas objetiva formar técnicos aptos a trabalhar em laboratórios especializados na área, auxiliando e executando atividades padronizadas, automatizadas ou técnicas clássicas, necessárias ao diagnóstico nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O técnico em Análises Clínicas deverá ainda colaborar na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas, além de operar e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico do laboratório. Além disso, o curso irá fornecer qualificação para a continuidade de estudos na área de saúde.

     

  • Técnico em Automação Industrial

    Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança.

     

  • Técnico em Eletrônica

    A eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações  sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.

     

  • Técnico em Informática

    Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

     

  • Técnico em Química

    Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.