MULTIPLICIDADE INVISÍVEL

As leishmanioses são doenças com elevada incidência no Brasil e vêm sendo alvo de constantes estudos, em decorrência de sua elevada morbidade e mortalidade. Por não existir uma cura parasitológica definitiva contra a infecção pelo parasito Leishmania, mas apenas uma melhoria clínica sem cura completa, um grupo de pesquisadores mineiros vêm utilizando a nanotecnologia como uma alternativa para a redução da toxicidade de medicamentos disponíveis contra a doença, que tenham baixo custo e que sejam efetivos para seu no tratamento. O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil junto ao CNPq com o nome de Tecnologias Inovadoras para o Controle de Leishmanioses.

De acordo com o professor Coelho, sua equipe desenvolveu um sistema de entrega (delivery) para a anfotericina B (AmpB), um dos principais fármacos usados no combate à enfermidade, nos mais recônditos locais do organismo humano. “Por meio da nanotecnologia, utilizamos moléculas de sulfato de condroitina e quitosana de médio peso molecular para servirem de arcabouço à incorporação da AmpB, o que permitiu diminuir, em termos significantes, a toxicidade da droga livre e mantêm sua eficácia contra o parasito”, explica Coelho. Além de ser menos tóxico, o sistema visa também a um tratamento mais econômico para o governo e a população, podendo ser disponibilizado na rede pública de saúde.

O pesquisador explica que isso só é possível, pois o sulfato de condroitina e a quitosana de médio peso molecular são matérias-primas de baixo custo e já aprovadas para utilização em humanos, mas com outros fins. “Por esse motivo, imaginamos que o preço final do produto será bem menor em relação às formulações lipossomais contendo anfotericina B. Além disso, não é necessário nenhum equipamento sofisticado para a preparação de tal sistema de delivery contendo a droga”, complementa.

Os testes foram realizados em células humanas e a novidade é que tal mecanismo de tratamento poderá, também, ser implementado em cães infectados, haja vista que a AmpB tem espectro de ação tanto em humanos quanto em tais animais. “Outras drogas, como o Milteforan®, cujo uso é aprovado no Brasil para tratamento da leishmaniose visceral canina, também poderão ser incorporadas ao sistema de entrega contendo as nanopartículas. Com menor quantidade de tais drogas nas formulações, acredita-se que a toxicidade será significativamente reduzida, quando comparada à utilização das drogas comerciais na forma pura”, finaliza.

Sobre a Anfotericina B

A anfotericina B é um fármaco ativo contra Leishmania, porém, causa também toxicidade renal, hepática e cardíaca nos pacientes em tratamento. Com vistas à melhoria do índice terapêutico do produto, e a fim de reduzir sua citotoxicidade nos indivíduos, formulações farmacêuticas lipossomais derivadas da AmpB foram desenvolvidas para administração parenteral. O presente projeto foi além e teve como objetivo o desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas compostas por sistemas poliméricos de nanopartículas carreadoras de fármacos, que permitiu a incorporação da AmpB e sua avaliação quanto à eficácia e segurança em estudos in vitro e in vivo.

Tatiana Nepomuceno

Edital EBAP Nº 06/2018

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO

A Presidente do Conselho Diretor da EBAP - Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Tânia Margarida Lima Costa, no uso de suas atribuições legais e com base nas disposições contidas no Regimento Geral da EBAP, torna pública a presente convocação de eleição para DIRETOR GERAL E VICE-DIRETOR DA EBAP. A Eleição de que trata o presente edital se realizará no dia 13 de junho de 2018 de acordo com os parâmetros seguintes, que estabelecem normas e procedimentos para realização do processo eletivo.

Leia AQUI o edital de Convocação completo

Horário provas trimestrais - 1º trimestre de 2018

Atenção estudantes,

Fiquem atentos aos horários das provas trimestrais que serão realizadas no período de 23 a 27 de abril de 2018. Em caso de dúvidas, entre em contato com o NUPED: Sala 114 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de Provas Trimestrais - 2018 - 1º Ano

Horário de Provas Trimestrais - 2018 - 2º Ano

Horário de Provas Trimestrais - 2018 - 3º Ano

provas tb tb

Reunião de pais/responsáveis e estudantes do 1º ano

Reunião de pais/responsáveis e estudantes do 1º ano,
Prezados estudantes e senhores pais/responsáveis,

Convidamos vocês para uma reunião a ser realizada no dia 03/05/2018 (quinta-feira) às 19 horas, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG (prédio vizinho ao COLTEC).  O objetivo da reunião é realizar uma conversa sobre questões gerais relacionadas ao percurso escolar no COLTEC, tais como: ações da escola para o sucesso escolar, a construção da autonomia dos estudantes, esclarecimento de dúvidas e apresentação das possibilidades oferecidas pelo Coltec, entre outros.

Aproveitamos para informar que as orientações para acesso ao sistema de notas e frequência dos estudantes foram enviadas por e-mail. Caso não tenha recebido, gentileza entrar em contato com o NUPED pelo e mail   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Contamos com a presença de todos!

Seleção de Bolsistas - COLTEC Idiomas - Coli

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (COLTEC IDIOMAS – CENEX/COLTEC). EDITAL Nº 01/2018

O Coltec Idiomas (COLI), através da coordenadora professora doutora Rita de Cássia Augusto, faz saber que, no período de 11 a 25 de abril de 2018, receberá inscrições de candidatos(as) para o processo de SELEÇÃO DE BOLSISTA para atuar no curso de extensão de idiomas.

Maiores detalhes acesse AQUI o edital completo