Agradecimento

A Comissão Pic Jr gostaria de agradecer a todos que participaram e contribuíram em nossa caminhada nos últimos 6 anos.
Esta comissão deixou de existir em Julho/2017, quaisquer dúvidas pedimos que entrem em contato com a PRPq-UFMG.

Obrigada novamente!
Que todos tenham um ótimo caminho na pesquisa!

Primeiro Seminário PIC Júnior

Prezados(as) estudantes,


A Comissão PIC JR convida todos os bolsistas do programa (FAPEMIG e CNPq) para participarem do I Seminário de Formação do PIC JR. O evento ocorrerá no dia 18 de abril de 2017, entre as 14h00min e 15h30min, no auditório do Colégio Técnico da UFMG.

 
O I Seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre questões relacionadas à natureza da pesquisa cientifica. O evento é também uma oportunidade dos bolsistas, orientadores e coordenadores do programa compartilharem suas experiências.


O I Seminário é uma iniciativa da Coordenação do Programa e que tem dentre os objetivos colaborar para a formação e alfabetização científica dos estudantes.


O I Seminário não tem como objetivo a apresentação dos resultados de pesquisa dos estudantes. A apresentação dos resultados de pesquisa ocorrerá no Seminário do PIC JR, que integra a programação da Semana do Conhecimento e ocorrerá em outubro de 2017.
A Comissão PIC JR organizará outros seminários de formação ao longo do ano de 2017.

O tema do I Seminário de Formação será:

"A formação do espírito científico: reflexões sobre a construção dos objetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento e a formação de jovens pesquisadores"

Nossos palestrantes:

Professor Antônio José Lopes Alves - Coltec - Filosofia - UFMG
Professor Daniel Menezes Souza - Coltec - Patologia Clínica - UFMG
Professor Gilcione Nonato Costa - ICEx - Matemática - UFMG

Mediação: Professora Maria Aparecida de Souza Gerken - Coltec - UFMG

TRABALHOS PREMIADOS NO VI SEMINÁRIO PIC JR

TRABALHOS PREMIADOS NO VI SEMINÁRIO PIC JR

O VI Seminário PIC JR ocorreu no dia 14 de outubro. A programação aconteceu no auditório do COLTEC (abertura do evento e mesa redonda) e no Hall da cantina do COLTEC (a apresentação e avaliação dos trabalhos dos estudantes bolsistas PIC JR).

A abertura do evento foi coordenada pelo professor Luciano de Almeida Pereira, um dos coordenadores da Comissão PIC JR. A mesa redonda, que discutiu o tema do UFMG Conhecimento e Cultura: “Cultivar Vidas: Ciência e Sociedade”, teve como palestrantes Rosilene Siray Bicalho (professora de Biologia do COLTEC) e a youtuber Camila Laranjeira (responsável pelo canal do Youtube Peixe Babel).

Os trabalhos foram apresentados na forma de pôster pelos estudantes do Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG. Foram inscritos 99 trabalhos de estudantes do Colégio Técnico da UFMG, do Colégio Militar de Belo Horizonte, do CEFET MG e das escolas estaduais Pedro II, Três Poderes, Affonso Neves e Milton Campos. Os 10 (dez) trabalhos avaliados com as melhores notas foram classificados como Relevância Acadêmica e foram apresentados no CAD 2 no campus Pampulha no dia 20/10, onde foram avaliados por uma comissão externa ao COLTEC.

O PIC JR em Montes Claros tem a participação de orientadores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e de estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Os trabalhos dos bolsistas PIC JR foram apresentados no ICA em Montes Claros, e 04 (quatro) desses trabalhos, indicados como Relevância Acadêmica, foram apresentados no  CAD2 no dia 20/10/2016 juntamente dos 10 trabalhos classificados no VI Seminário PIC JR.

Na sexta-feira, 21/10, os trabalhos do PIC JR foram premiados, no auditório da Reitoria, na solenidade de encerramento do UFMG Conhecimento e Cultura - 2016. Os prêmios concedidos no evento de encerramento foram: destaque de iniciação científica júnior e grande prêmio de iniciação científica júnior.

 

IMG-20161021-WA0019

 

 

IMG-20161021-WA0020

 

IMG-20161021-WA0022

As premiações do VI Seminário de Iniciação Científica foram:

Relevância Acadêmica 

Título do resumo

Nome

Orientador

AVALIAÇÃO DE ANTÍGENOS DE LEISHMANIA INFANTUM IDENTIFICADOS POR IMUNOPROTEÔMICA PARA O EMPREGO NO DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL

Pedro Henrique Bessa

Mariana Costa Duarte

CICLO BIOLÓGICO DE ANCYLOSTOMA CEYLANICUM MANTIDO EM LABORATÓRIO

Julia Teixeira de Oliveira Dias

Elida Mara Leite Rabelo

O CULTIVO EM BIOFLOCOS PODE INFLUENCIAR NO CICLO REPRODUTIVO E ACELERAR A REPRODUÇÃO DE TILÁPIAS NILÓTICAS?

Rebeca Dias Serafim Corrêa

Erika Ramos de Alvarenga

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE CÉLULAS DE SERTOLI LOCALIZADAS NA REGIÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE OS TÚBULOS SEMINÍFEROS E A RETE TESTIS EM RATOS WISTAR

Guilherme Cerva de Melo

Guilherme Mattos Jardim Costa

TEORIA DA APRENDIZAGEM NA ÁREA DA BOTÂNICA: GIMNOSPERMAS

Ariani Assunção Balbino

Lucia Maria Porto de Paula

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ÁREA DA BOTÂNICA: PTERIDÓFITAS

Lara Pires Ferreira

Rosilene Siray Bicalho

DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE DE UMA PLATAFORMA DE MONITORAMENTO GPS

Eduardo Augusto Militao Fernandes

Leandro Maia Silva

FERRAMENTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA PARA O ESTUDO DE DECLÍNIO COGNITIVO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

Clarisse Scofield Lenzoni

Virginia Fernandes Mota

AS IMAGENS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO HIPERCENTRO DE BELO HORIZONTE GERADAS PELA IMPRENSA LOCAL

Ana Luiza Carvalho de Oliveira

Paula Barros

ESTUDO DA REALIDADE BRASILEIRA E SUECA EM RELAÇÃO A DESTINAÇÃO E AO TRATAMENTO DOS DIFERENTES RESÍDUOS: RESÍDUOS ALIMENTARES - RESTAURANTES

Jonatan Regis Vieira

Luciano de Almeida Pereira

ICA

Título do resumo

Nome

Orientador

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE ÓLEOS ESSENCIAIS COM POTENCIALIDADE PARA INCLUSÃO COMO ADITIVOS EM ALIMENTOS

Matheus Silva Veloso Nobre

Anna Christina de Almeida

PALMA FORRAGEIRA: DESINFESTAÇÃO DE EXPLANTES EM DIFERENTES TEMPOS DE IMERSÃO EM HIPOCLORITO DE SÓDIO

Ellen Karoline Santos Rocha

Claudineia Ferreira Nunes

ÁRVORES DAS VIAS E JARDINS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS

Maria Eduarda Ferreira Souza

Rubia Santos Fonseca

AÇÃO ANTAGÔNICA DE TRICHODERMA SP. SOB FUSARIUM SP. DE UROCHLOA BRIZANTHA CV. MARANDU IN VITRO

Maria Antonia Santos de Carvalho

Fernando da Silva Rocha

Destaque de iniciação científica júnior

Título do resumo

Nome

Orientador

Cidade


ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE ÓLEOS ESSENCIAIS COM POTENCIALIDADE PARA INCLUSÃO COMO ADITIVOS EM ALIMENTOS

MATHEUS SILVA VELOSO NOBRE

ANNA CHRISTINA DE ALMEIDA

Montes Claros

AVALIAÇÃO DE ANTÍGENOS DE LEISHMANIA INFANTUM IDENTIFICADOS POR IMUNOPROTEÔMICA PARA O EMPREGO NO DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL

PEDRO HENRIQUE MORATO BESSA OLIVEIRA

MARIANA COSTA DUARTE

Belo Horizonte

Grande Prêmio de Iniciação Científica Júnior:

Título do resumo

Nome

Orientador

Cidade

FERRAMENTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA PARA O ESTUDO DE DECLÍNIO COGNITIVO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

CLARISSE SCOFIELD LENZONI

VIRGINIA FERNANDES MOTA

Belo Horizonte

A Comissão de Organização do VI Seminário PIC JR foi formada por Virgínia Fernandes Mota, Maria Aparecida de Souza Gerken, Mariana Costa Duarte, Luciano de Almeida Pereira (Professores do COLTEC), Delba Teixeira Rodrigues Barros (Professora FAFICH) e Larissa Oliveira (Bolsista de graduação).

A Comissão PIC JR parabeniza a todos os estudantes e seus respectivos orientadores que participaram do VI Seminário PIC JR. Aos palestrantes, que, de forma brilhante, trouxeram importantes contribuições para reflexões e discussões quanto à temática proposta para o evento.

Agradecemos, finalmente, a todos aqueles que nos apoiaram para a realização deste seminário e aos que nos prestigiaram com sua presença, valorizando a pesquisa para os jovens estudantes.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no perfil do Facebook da Comissão PIC JR.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004170437100&fref=ts

Procedimentos para Participação de Estudantes no Pic Jr

 

PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NO PIC JR 

 

Os(as) estudantes interessados(as) em concorrer às bolsas do PIC JR devem cumprir os procedimentos 1 e 3. O cumprimento dos procedimentos NÃO GARANTE a participação do(a) estudante no PIC JR, mas assegura sua inscrição no processo de seleção.

 

Os procedimentos 1 e 3 são independentes e podem ser feitos simultaneamente. 1) O(a) estudante deve fazer o cadastro de seu currículo na plataforma EVEREST (http://everest.fapemig.br/) e na plataforma LATTES (http://lattes.cnpq.br/). Se o(a) estudante já tem o cadastro na FAPEMIG e no CNPq, ele(a) deve acessar seu currículo nas respectivas plataformas e atualizá-lo.

 

2) O(a) estudante deve ser cadastrado no Sistema de Fomento da PRPq/UFMG. 

2 a – Orientações para estudantes do COLTEC. O próprio estudante faz o cadastro: 

O(A) candidato(a) à bolsa do PIC JR deve usar a mesma senha e login da MINHA UFMG para fazer o cadastro no Sistema de Fomento da UFMG (https://www.ufmg.br/prpq/). Se o(a) estudante do COLTEC não possui cadastro na MINHA UFMG, ele(a) deve acessar: (minha.ufmg.br > Novo usuário? Veja como acessar a minha UFMG). Se ele(a) já possui o cadastro no Sistema de Fomento da UFMG, não será preciso realizar a etapa 2a.

 

2 b – Orientações para estudantes do COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE, EE TRÊS PODERES, EE AFFONSO NEVES, EE MILTON CAMPOS, EE PEDRO II e do IFNMG. Apenas o ORIENTADOR faz a solicitação de cadastro quando concluir a seleção do bolsista.

 

O orientador deve acessar a página da PRPq/UFMG e preencher o formulário de cadastro de aluno(a) externo(a). O formulário é um documento de WORD disponível na aba: formulários > cadastro de aluno externo. Após o preenchimento do formulário o(a) ORIENTADOR deverá encaminhá-lo, por email, para a PRPq ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). A PRPq irá, então, informar ao(à) estudante a sua senha e o seu login. Com essa senha e login o(a) estudante fará seu cadastro no sistema de fomento da UFMG (https://www.ufmg.br/prpq/).

 

3) O(a) estudante deve preencher o formulário de inscrição on line. O formulário on line estará disponível em: www.coltec.ufmg.br > atividades e projetos > PIC JR > Formulário de inscrição on line. As orientações relativas à cópia da documentação exigida estarão no formulário de inscrição on line. As orientações para a entrega da cópia da documentação serão feitas posteriormente. OS PROJETOS QUE ESTÃO OFERECENDO BOLSA PIC JR PARA O PERÍODO DE 2017/2018 ESTARÃO DISPONÍVEIS APÓS O DIA 13/02/2017 EM www.coltec.ufmg.br > atividades e projetos > PIC JR > Projetos

 

4) O(a) estudante deverá entrar em contato com o orientador do projeto de sua escolha para fazer a entrevista.

 

5) O(a) pesquisador(a) informará ao aluno se ele(a) foi escolhido para trabalhar no projeto de pesquisa. Os(as) estudantes que forem selecionados(as) pelos(as) pesquisadores(as) para trabalhar no projeto de pesquisa devem cumprir as etapas 6, 7, 8, 9 e 10. O cumprimento dessas tarefas garantirá o recebimento da bolsa PIC JR.

 

6) O(a) estudante deverá enviar, por email, ao(á) orientador(a) o link com o endereço de seu currículo na Plataforma LATTES, caso esteja se candidatando à bolsa CNPq ou de seu currículo na Plataforma EVEREST, caso esteja se candidatando à bolsa FAPEMIG. O(a) pesquisador(a) fará a indicação do aluno como sendo bolsista PIC JR no Sistema de Fomento da UFMG.

7) O(a) pesquisador(a) informará ao estudante que fez a sua indicação no sistema de fomento da UFMG.

8) O(a) estudante deverá procurar uma agência do Banco do Brasil (CNPq) ou Banco Itaú (FAPEMIG) de sua preferência para abertura de conta-corrente em seu nome. O(a) estudante deverá levar à agência as documentações exigidas pelo banco e uma declaração e uma carta de apresentação. A declaração pode ser obtida pelo próprio aluno em seu perfil do sistema de fomento da PRPq/UFMG (www.ufmg.br/prpq > sistema de fomento > minhas bolsas). A carta de apresentação da FUNDEP está disponível no link seguinte: https://www.ufmg.br/prpq/images/fundep/carta.pdf O(a) estudante que não apresentar a declaração e a carta de apresentação estará sujeito à cobrança de taxas pelo banco!

9) O(a) estudante deverá acessar novamente o seu perfil no sistema de fomento da UFMG/PRPq e inserir seus dados bancários.

10) O(a) estudante bolsista CNPq receberá um email do CNPq com um termo de aceite de participação no PIC JR. Ele deverá confirmar esse aceite. Os(as) estudantes que forem selecionados para o PIC JR e não concluírem AS ETAPAS 6 A 10 NÃO RECEBERÃO BOLSA!

 

 

Atenciosamente

Comissão PIC Júnior Dúvidas:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Facebook: Comissão Pic Jr.  



ACONTECEU O VI SEMINÁRIO PIC JR

O VI Seminário PIC JR ocorreu no dia 14 de outubro. O evento aconteceu no auditório do COLTEC (abertura do evento e mesa redonda) e no Hall da cantina do COLTEC (apresentação e avaliação dos trabalhos dos estudantes bolsistas PIC JR). 

A abertura do evento foi coordenada pelo professor Luciano de Almeida Pereira, coordenador da Comissão PIC JR. A mesa redonda, que discutiu o tema do UFMG Conhecimento e Cultura: “Cultivar vidas: Ciência e Sociedade”, teve como palestrantes a professora Rosilene Siray Bicalho (COLTEC) e a youtuber Camila Laranjeira. 

Os trabalhos foram apresentados na forma de pôster pelos estudantes do Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG. Foram inscritos 99 trabalhos que envolveram estudantes do Colégio Técnico da UFMG, do Colégio Militar de Belo Horizonte, da Escola Estadual Três Poderes, da Escola Estadual Pedro II, da Escola Estadual Affonso Neves, da Escola Estadual Central e do CEFET MG. 10 (dez) dos trabalhos avaliados serão classificados como Relevância Acadêmica e serão novamente apresentados no CAD1 no dia 20/10, as 14:00. O anúncio dos trabalhos avaliados como Relevância Acadêmica será feito no dia 17/10, as 15:10, no auditório do COLTEC. 

 

5

 

4

 

3

2

 

1