PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, em parceria com o Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Trabalho e Emprego. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

O PRONATEC promove cursos de qualificação no mercado de trabalho, principalmente para pessoas de alta vulnerabilidade social. Tem como objetivo prioritário retirar essas pessoas da linha da pobreza, oferecendo-lhes conhecimento e oportunidades para crescimento pessoal, profissional e financeiro, além de melhorar a qualidade do ensino médio, expandindo, interiorizando e democratizando a oferta de cursos de educação profissional técnica e de formação inicial continuada.

Compete aos estados e aos municípios encaminhar as demandas de alunos levando se em consideração as características econômicas e sociais de suas comunidades, enquanto, compete ao COLTEC-UFMG a oferta de cursos na quantidade de vagas suficientes para atender essas demandas.

Acesse o site do PRONATEC COLTEC:  http://www.pronatec.coltec.ufmg.br/

Coordenadora GeralProf. Carlos Eduardo Porto Villani