Sobre o curso
O profissional formado em Desenvolvimento de Sistemas terá capacidade de atuar nos diversos âmbitos da tecnologia de programação. Isso devido ao aprendizado de variadas linguagens com paradigmas específicos, além do aprendizado de padrões de projetos. Sendo assim, o técnico formado em desenvolvimento de sistemas através do COLTEC é qualificado para trabalhar tanto como um possível desenvolvedor autônomo como um coordenador de projeto.
História do curso
O curso de informática foi elaborado em 2008 pelos professores Márcio Fantini e Humberto Honda. No final desse ano ele foi aprovado em todas as instâncias da UFMG.
Inicialmente o curso contava com apenas 16 vagas devido à sua capacidade docente e também pela incipiente infraestrutura que ainda seria implantada. A primeira turma de informática fez o seu debut no ano de 2009 e formou-se em 2010, já que naquela época todos os cursos técnicos iniciavam a etapa profissional apenas no segundo ano. O nome dos alunos desta turma estão afixados em uma placa comemorativa na entrada principal do Colégio. Deve-se mencionar que naqueles primórdios o setor se apoiou na ajuda voluntária do empresário e engenheiro Fuad Nacif para que todas as disciplinas fossem ministradas de forma equilibrada.
Em 2010, deu-se a entrada efetiva do professor Leandro Maia que passou a lecionar as disciplinas de Introdução aos Sistemas Lógicos, Tecnologia de Programação e Desenvolvimento de Aplicações para Web.
No final de 2013 o Colégio decidiu implantar o curso técnico de Biotecnologia e um outro de Informática com enfoque em desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Tal decisão institucional levou à contratação dos docentes João Eduardo Montandon e Virgínia Fernandes Mota.
Disciplinas
O curso possui um total de 8 disciplinas, sendo estas divididas entre os três anos da seguinte forma:
1 ano
IP (Introdução à Programação): Compreensão dos conceitos básicos e intermediários de programação de computadores e lógica computacional.
ISL (Introdução à Sistemas Lógicos): O aluno aprenderá sobre estruturas de hardware e a elaborar circuitos digitais.
2 ano
AEDS (Algoritmos e Estruturas de Dados): Aprendizagem de conceitos mais avançados de programação, como estruturas de dados e programação orientada à objetos.
OCS I (Organização e Conectividade de Sistemas): Conhecimento sobre o funcionamento do computador e de seus principais componentes, desde a menor parte até a mais complexa.
OCS Lab.: Aulas práticas que ensinam gerenciamento de ambientes de redes e desenvolvimento de sistemas embarcados.
3 ano
DAW (Desenvolvimento de Aplicativos para Web): O aluno deverá ser capaz de desenvolver páginas para Web e realizar sua comunicação com banco de dados.
TP (Tecnologia da Programação): Desenvolvimento de aplicativos móveis com foco na plataforma Android.
OCS II: Continuação de OCS I.