Eixos e Grupos de Trabalho

(11 a 13 de setembro pela manhã)

EIXO 1- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR E A PLURALIDADE SOCIOCULTURAL
Ementa: A Geografia Escolar e suas especificidades. O ensino de Geografia, o reconhecimento multicultural e a afirmação das minorias sociais; formar cidadãos ativos a partir da compreensão das espacialidades: a expressão espacial das desigualdades e diferenças entre os sujeitos sociais.
GT 1-A) O ensino de Geografia, multiculturalidades e diversidades.
GT 1-B) Geografia Escolar e Movimentos Sociais.
GT 1-C) Ensino de Geografia e a inclusão escolar de pessoas com deficiência.

***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.


EIXO 2- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DIRETRIZES E PROPOSTAS CURRICULARES
Ementa: A Geografia Escolar no contexto geral das políticas educacionais. Políticas curriculares voltadas ao ensino da Geografia (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos): Diretrizes de formação docente; currículos; políticas do livro didático; avaliação dos sistemas de ensino.
GT 2-A) Propostas, parâmetros e bases curriculares na Geografia Escolar.
GT2-B) Diretrizes Curriculares paras as licenciaturas e formação de professores de Geografia.
GT 2-C) Políticas e práticas de avaliação e o ensino de Geografia.

***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.


EIXO 3- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA E FUNDAMENTOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Ementa: Diálogos entre a Geografia Escolar e os conhecimentos da Educação na formação do professor de Geografia:
GT 3-A) Geografia Escolar e o desenvolvimento de didáticas e metodologias de ensino.
GT 3-B) Teorias da aprendizagem e construção do raciocínio geográfico na formação docente.
GT 3-C) Os conhecimentos da Geografia Escolar na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.


EIXO 4- OS CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR, SUAS LINGUAGENS E AS REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS
Ementa: O conhecimento geográfico e suas formas de sistematização pelas diversas linguagens - livro didático; mídias e tecnologias digitais; representações: cartográficas; imagéticas, entre outras.
GT 4-A) O raciocínio geográfico e as várias possibilidades de representações espaciais.
GT 4-B) O livro didático e a constituição da Geografia Escolar
GT 4-C) O conhecimento da Geografia Escolar, mídias e tecnologias digitais.

***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.