Seção de Acompanhamento Psicossocial –

SEAP 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h30 – 12h / 13h – 17h30

CONTATOS DA SEÇÃO ADMINISTRATIVA

Telefone: (31) 3409-4939

Whatsapp: (31) 98689-2052 / (31)98689-2059

e-mail: sae@teiacoltec.org

PSICÓLOGOS:

Diogo Ferreira do Nascimento – diogofn@teiacoltec.org

Gisele Duarte Santos – giseleds@teiacoltec.org

Simone Pinto Vasconcellos – simone@teiacoltec.org

ASSISTENTE SOCIAL:

Kenia Rosiane Coelho – keniaacoelho@teiacoltec.org

Outros Canais de Contato: instagram @saecoltec e facebook saecoltec

ATRIBUIÇÕES DA SEAP

● Oferecer suporte biopsicossocial à comunidade escolar;
● Desenvolver ações preventivas e de reflexão sobre as práticas educativas, contribuindo para o aprimoramento dos processos educacionais;
● Realizar intervenções em turmas/grupos de discentes visando a superação de dificuldades específicas, tais como situações de discriminação e dificuldades relacionais, de acordo com a necessidade da comunidade escolar;
● Promover programas e projetos de educação ampliada, envolvendo toda a comunidade escolar, em parceria com outros setores da Universidade e/ou com a comunidade externa, a fim de ensejar a construção da crítica, o exercício da cidadania, a promoção da saúde, o desenvolvimento pessoal e a participação social;
● Promover ações que propiciem a inclusão de discentes com necessidades educacionais especiais;
● Realizar orientação aos pais e/ou responsáveis sobre questões psíquicas, comportamentais, sociais e relativas à saúde que possam repercutir no processo escolar dos discentes;
● Realizar a mediação de conflitos entre docentes e discentes e entre os próprios estudantes;
● Realizar o acolhimento a discentes em situações de urgência na área da saúde e posterior comunicação aos pais e/ou responsáveis;
● Acompanhar e fiscalizar a implementação do Convênio de Assistência Estudantil estabelecido entre a Fundação Mendes Pimentel – FUMP e o COLTEC, avaliando o alcance dos objetivos estabelecidos, prestando informações e intermediando o contato entre os discentes beneficiados e a FUMP;
● Encaminhar os discentes a serviços da rede de saúde e/ou assistência social do município do estudante.

Seção de Atenção à Saúde – SAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h10 – 12h / 13h – 17h10

CONTATOS DA SEÇÃO ADMINISTRATIVA

Telefone: (31) 3409-4944

e-mail: saude@coltec.ufmg.br /saude@teiacoltec.org

EQUIPE DE ENFERMAGEM:

ENFERMEIRA
Márcia Danielle Sodré de Almeida – marciadanielle@teiacoltec.org

TÉCNICAS EM ENFERMAGEM
Valquíria Oliveira – valquiria@teiacoltec.org 
Vanessa Christine Lacorte Cardoso – vanessalacorte@teiacoltec.org

ATRIBUIÇÕES DA SAS

● Assessorar na estruturação do Setor de Atenção à Saúde do COLTEC, em consonância com as atribuições de enfermagem e as normas da: ABNT, ANVISA, COREN e UFMG, priorizando as demandas primárias em saúde da comunidade do COLTEC/UFMG.
● Acolher prioritariamente discentes com demandas relacionadas à atenção primária em saúde. Acolher os demais membros da comunidade escolar e encaminhar em caso de necessidade.
● Realizar atendimento de primeiros socorros e atenção primária em casos de pequena e média complexidade, comunicar aos pais dos discentes para que os mesmos tomem decisões com relação ao atendimento do aluno ao nível hospitalar.
● Realizar triagem dos discentes, e, nos casos de atenção primária, prestar assistência de enfermagem até chegada dos pais e/ou responsáveis no COLTEC/UFMG ou DAST/UFMG. Comunicar a situação aos pais e/ou responsáveis (caso necessário).
● Acompanhar (em caso de menores de idade) e/ou encaminhar (caso de maiores de idade) os alunos ao DAST/Pampulha, apenas, em casos de urgências clínicas.
● Realizar os primeiros atendimentos em casos de urgências clínico-traumatológicas graves e acionar o SAMU/BOMBEIROS (acompanhar o atendimento caso necessário). Comunicar aos pais e/ou responsáveis e a Direção do COLTEC.
● Orientar os alunos e/ou pais quanto a ações e práticas de promoção e/ou cuidados de saúde individual e coletiva.
● Registrar por meio de relatório/prontuário de enfermagem os atendimentos (internos) e emitir declaração de atendimento realizado no SAS/COLTEC.
● Elaborar e manter atualizado o manual de rotinas/procedimentos operacionais padrão e fluxograma de atendimento do SAS/COLTEC.
● Realizar campanhas educativas de Prevenção e Promoção à saúde.